Por que Scrum?

Scrum é uma das metodologias ágeis mais populares. É uma metodologia adaptativa, iterativa, rápida, flexível e eficaz projetada para entregar um valor significativo rapidamente e ao longo de um projeto. Scrum garante transparência na comunicação e cria um ambiente de responsabilidade coletiva e progresso contínuo. A estrutura Scrum, conforme definido no Guia SBOK ™, é feita de forma a apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços em todos os tipos de indústrias e em qualquer tipo de projeto, independentemente de sua complexidade.

Um ponto forte do Scrum está no uso de equipes multifuncionais, auto-organizadas e com poderes que dividem seu trabalho em ciclos de trabalho curtos e concentrados chamados Sprints.

O gerenciamento de projetos tradicional enfatiza a condução de um planejamento detalhado e antecipado para o projeto, com ênfase na fixação do escopo, custo e cronograma – e no gerenciamento desses parâmetros. Visto que o Scrum incentiva a tomada de decisão iterativa baseada em dados, em que o foco principal é entregar produtos que atendam aos requisitos do cliente.

Para entregar a maior quantidade de valor no menor tempo possível, o Scrum promove a priorização e o Time-boxing em vez de fixar o escopo, custo e cronograma de um projeto. Uma característica importante do Scrum é a auto-organização, que permite que os indivíduos que estão realmente fazendo o trabalho estimem e se apropriem das tarefas.

Scrum aumenta o ROI

Uma das principais características de qualquer projeto é a incerteza de resultados. É impossível garantir o sucesso do projeto na conclusão, independentemente do seu tamanho ou complexidade. Considerando essa incerteza de alcançar o sucesso, é importante começar a entregar resultados o mais cedo possível. Essa entrega antecipada de resultados e, portanto, de valor, oferece uma oportunidade de reinvestimento e prova o valor do projeto para as partes interessadas. É importante:

  • Compreender o que agrega valor aos clientes e usuários e priorizar os requisitos de alto valor no topo do Backlog Priorizado do Produto.
  • Diminuir a incerteza e lidar constantemente com os riscos que podem diminuir o valor, caso se materializem. Também trabalhar em estreita colaboração com os stakeholders do projeto, mostrando-lhes incrementos de produto no final de cada Sprint, permitindo o gerenciamento eficaz das mudanças.
  • Criar entregáveis ​​com base nas prioridades determinadas pela produção de incrementos de produtos potencialmente entregáveis ​​durante cada Sprint, para que os clientes comecem a perceber o valor no início do projeto.Algumas das principais diferenças em relação à entrega orientada a valor em projetos Scrum e projetos tradicionais são fornecidas na figura abaixo.
1 – Priorizar requerimentos com base no valor de negócio entregue a clientes e usuários.
2 – Gerenciar melhor riscos e mudanças, permitindo que stakeholders mudem as prioridades após cada Sprint
3 – Criar valor rápido entregando melhorias incrementais de produto a cada Sprint

Entrega baseada em valor em projetos Scrum

1 – Sem priorização de requerimentos com base no valor de negócio entregue a clientes e usuários
2 – Requerimentos fixos para o projeto inteiro; mudanças normais são desencorajadas

3 – Valor entregue ao final do projeto; não são produzidas entregas incrementais

Projetos Tradicionais

Em projetos Scrum, as Estórias de Usuário são classificadas em ordem de prioridade, o que é um método eficaz para determinar as Estórias de Usuário desejadas para cada iteração ou lançamento do produto ou serviço. O objetivo é criar uma lista simples e única com o objetivo de priorizar recursos, em vez de se distrair com vários esquemas de priorização.

Esta lista simples também fornece uma base para incorporar mudanças e riscos identificados quando necessário. Cada alteração ou risco identificado pode ser inserido na lista com base em sua prioridade em relação às outras Estórias de Usuário na lista. Normalmente, novas alterações serão incluídas às custas de recursos que foram atribuídos a uma prioridade mais baixa.

Os Recursos Mínimos Comercializáveis (MMF) também são definidos, para que a primeira versão ou iteração aconteça o mais cedo possível, levando a um aumento do ROI.

Scrum Vs Gerenciamento Tradicional de Projetos

O gerenciamento de projetos tradicional enfatiza a condução de um planejamento detalhado e antecipado para o projeto, com ênfase na fixação do escopo, custo e cronograma – e no gerenciamento desses parâmetros. Visto que o Scrum incentiva a tomada de decisão iterativa baseada em dados, em que o foco principal é entregar produtos que atendam aos requisitos do cliente.

Para entregar a maior quantidade de valor no menor tempo possível, o Scrum promove a priorização e o time-boxing em vez de fixar o escopo, custo e cronograma de um projeto. Uma característica importante do Scrum é a auto-organização, que permite que os indivíduos que estão realmente fazendo o trabalho estimem e se apropriem das tarefas.

A tabela a seguir resume muitas das diferenças entre Scrum e gerenciamento de projeto tradicional:

Guia Para o Conhecimento em Scrum

 

Visão Geral

O Guia SBOK ™ foi desenvolvido como um meio de criar um guia necessário para organizações e profissionais de gerenciamento de projetos que desejam implementar Scrum, bem como aqueles que já estão fazendo isso e que desejam fazer as melhorias necessárias em seus processos. É baseado na experiência obtida em milhares de projetos em uma variedade de organizações e setores. As contribuições de muitos especialistas em Scrum e profissionais de gerenciamento de projetos foram consideradas em seu desenvolvimento.

Um Guia para o Conhecimento em Scrum (Guia SBOK ™) fornece diretrizes para a implementação bem-sucedida do Scrum – o desenvolvimento de produto ágil e metodologia de entrega de projeto mais popular. Scrum, conforme definido no Guia SBOK ™, é aplicável ao seguinte:

• Portfólios, programas, e/ou projetos em qualquer indústria

• Produtos, serviços ou qualquer outro resultado a ser entregue aos stakeholders

• Projetos de qualquer tamanho ou complexidade

O Guia SBOK ™ pode ser usado como referência e guia de conhecimento por profissionais experientes em Scrum ou praticantes de outras metodologias de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como por indivíduos sem experiência anterior ou conhecimento de Scrum ou outra metodologia de entrega de projeto. O primeiro capítulo do Guia SBOK ™ descreve o propósito e estrutura do Guia SBOK ™ e fornece uma introdução aos conceitos-chave do Scrum. Ele contém um resumo dos princípios do Scrum, aspectos do Scrum e processos do Scrum. O Capítulo 2 expande os seis princípios do Scrum que são a base na qual a estrutura Scrum é baseada. Os capítulos 3 a 7 elaboram os cinco aspectos do Scrum que devem ser abordados em qualquer projeto: organização, justificativa de negócios, qualidade, mudança e risco. Os capítulos 8 a 12 cobrem os 19 processos Scrum envolvidos na realização de um projeto Scrum. Esses processos fazem parte das 5 fases do Scrum: Iniciar; Plano e estimativa; Implementar; Revisão e retrospectiva; e lançamento. Essas fases descrevem em detalhes as entradas e saídas associadas a cada processo, bem como as várias ferramentas que podem ser utilizadas em cada um.

 

USO
O Guia SBOK™ é especialmente valioso:

  • para membros da equipe principal do Scrum, incluindo:
  • Product Owners que desejam compreender totalmente a estrutura Scrum e, particularmente, as preocupações relacionadas ao cliente/stakeholders envolvendo justificativa de negócios, qualidade, mudança e aspectos de risco associados a projetos Scrum
  • Scrum Masters que desejam aprender seu papel específico na supervisão da aplicação da estrutura Scrum para projetos
  • Membros da equipe Scrum que desejam compreender melhor os processos Scrum e as ferramentas associadas que podem ser usadas para criar o produto ou serviço do projeto
  • como um guia abrangente para todos os praticantes Scrum que trabalham em projetos Scrum em qualquer organização ou indústria
  • como uma fonte de referência para qualquer pessoa que interaja com o Time Central do Scrum, incluindo, mas não se limitando ao Dono do Produto do Portfólio, Scrum Master do Portfólio, Product Owner do Programa, Scrum Master do Programa, Scrum Guidance Body e Stakeholders (ou seja, patrocinador, cliente e Comercial)
  • como uma fonte de conhecimento para qualquer pessoa que não tenha experiência anterior ou conhecimento do framework Scrum, mas deseja aprender em detalhes sobre o assunto
  • O conteúdo do Guia SBOK ™ também é útil para indivíduos que se preparam para escrever os seguintes exames de certificação SCRUMstudy ™:
  • Scrum Developer Certified (SDC™)
     
  •  
    Scrum Master Certified (SMC™)
     
  •  
    SCRUMstudy Agile Master Certified (SAMC™)
     
  •  
    Scrum Product Owner Certified (SPOC™)
     
  •  
    Expert Scrum Master (ESM ™)

• Preço: US$ 35.95 (inclui frete)

• Número de Páginas: 340

• ISBN: 978-0-9899252-0-4

• Data de Publicação: 2013

• Assunto: Um Guia Abrangente para Entregar Projetos usando Scrum

• Publisher: VMEdu, Inc.

• Autor: SCRUMstudy

Vídeos SCRUM

Como usar o Guia SBOK

O Guia SBOK ™ foi desenvolvido como um meio de criar um guia necessário para organizações e profissionais de gerenciamento de projetos que desejam implementar Scrum, bem como aqueles que já estão fazendo isso e que desejam fazer as melhorias necessárias em seus processos. É baseado na experiência obtida em milhares de projetos em uma variedade de organizações e setores. As contribuições de muitos especialistas em Scrum e profissionais de gerenciamento de projetos foram consideradas em seu desenvolvimento.

Por que se certificar em SCRUM

Scrum é uma das metodologias ágeis mais populares. É uma metodologia adaptativa, iterativa, rápida, flexível e eficaz projetada para entregar um valor significativo rapidamente e ao longo de um projeto. Scrum garante transparência na comunicação e cria um ambiente de responsabilidade coletiva e progresso contínuo. Um ponto forte do Scrum está no uso de equipes multifuncionais, auto-organizadas e com poderes que dividem seu trabalho em ciclos de trabalho curtos e concentrados chamados Sprints.

Princípios Scrum

Os princípios do Scrum são as diretrizes centrais para a aplicação da estrutura Scrum e devem ser obrigatoriamente usados em todos os projetos Scrum. Eles não são negociáveis e devem ser aplicados conforme especificado no SBOK ™. Manter os princípios intactos e usá-los de forma adequada inspira confiança na estrutura Scrum com relação a atingir os objetivos do projeto.